A ideia de confeccionar a bandeira de Humildes nasceu na mente e no coração do professor Reginaldo da Silva Santos no último dia 04 de setembro de 2014, data que marcou os 30 anos que Reginaldo chegou pela primeira vez àquela terra. Neste mesmo dia, também foi lançado o hino oficial de Humildes, uma ideia do professor Reginaldo da Silva Santos, que inspirou o poeta Antônio Ramos da Silva, conhecido como Ramos Feirense, a escrever esta composição. Ramos é o autor do hino de mais de 13 cidades baianas entre elas Araci, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Itaparica, Candeias, Nova Redenção, Xique-Xique (brasão e bandeira também), Nova Soure entre outras. Por isso mais uma vez foi convidado pelo professor Reginaldo para confeccionar a bandeira e o brasão de Humildes.
A bandeira de Humildes foi criada com o objetivo de fazer uma homenagem aos moradores daquela terra. Sua simbologia retrata o encanto que está na força do seu povo que dia a dia vai transformando suor em gotas de esperança em dias melhores para suas vidas. Um povo que ainda na aurora do dia se levanta, faz suas preces e com muita convicção vai plantar as sementes da fé e da crença em Deus para colher felicidade, paz e amor.
O verde, na bandeira, simboliza os coqueirais, uma vez que Humildes é um dos maiores produtores de coco da Bahia. Representa também as hortaliças, que há em abundância no distrito, que se tornou um grande fornecedor para o mercado de vários municípios. Simboliza ainda a natureza que lhe foi presenteada pelo Criador do Universo.
O azul simboliza o céu que cobre Humildes de onde vêm as bênçãos que são derramadas sobre o seu povo. Para os católicos, simboliza ainda o manto de Nossa Senhora dos Humildes. O azul foi contemplado na bandeira também por simbolizar fé, inteligência, lealdade, verdade e sabedoria, sentimentos que o povo de Humildes tem enraizado em seus corações.
A riqueza e a prosperidade de Humildes são valorizadas na bandeira pela cor amarela. Riqueza esta que está associada ao pujante crescimento industrial, que tem sido o maior gerador de emprego e renda da localidade. Por isso, Humildes ocupa posição de destaque por ter um povo altaneiro, que, com o suor do seu rosto consegue transformar sonhos em realidade.
Por fim, a estrela é símbolo da proteção divina sobre o povo de Humildes, que a cada amanhecer renova a sua fé e a sua esperança no Deus protetor que está sempre pronto para iluminar a vida dos homens e mulheres, dos jovens e das crianças, dos anciãos e das anciãs que desde o nascer ao por do sol celebram a vida com dignidade, humildade, fé e gratidão por serem uma comunidade cheia de esplendor